p

Coluna Cabo Free by Cláudio Lemos | 1ª semana - 09/2011




Colunista Cláudio Lemos
Presidente da ONG LGBT Cabo Free da cidade de Cabo Frio - RJ
Primeira semana de Setembro de 2011
Tópico: Gay Pride Cabo Frio 2011 e Projeto Cultural
Coluna ONG Cabo Free por Cláudio Lemos
__________________________________________________________________________

Cerca de 60 mil pessoas participaram,, no Espaço de Eventos de Cabo Frio, da VII Parada do Orgulho LGBT, evento que faz parte do VIII Cabo Free - Encontro de Cultura LGBT, idealizado pelo grupo Cabo Free. Além de ser uma grande festa, a Parada Gay de Cabo Frio é a maior e mais importante manifestação política e de luta pelos Direitos Humanos de todo o Interior do Estado.



__________________________________________________________________________




A solenidade foi aberta pela secretária municipal de Promoção Social, Olivia Sá, que anunciou a criação de uma Coordenadoria LGBT dentro da Prefeitura Municipal de Cabo Frio. Também  estavam presentes,  representando a Gestão Municipal, Tereza Tenan, da Coordenadoria da Mulher, e Margareth Ferreira, da Superintendência da Igualdade Racial. O Governo do Estado  foi representado pelo Superintendente Cláudio Nascimento.



__________________________________________________________________________



A diversidade do público não agradou apenas os organizadores do evento. Os vendedores ambulantes também comemoraram o faturamento com a venda de bebidas e lanches. Segundo Bin Laden, que trabalha há sete anos no ramo, “a Parada Gay é o melhor evento da cidade. Todos os anos faturamos bem e não temos aborrecimentos, pois o público, além de educado e respeitoso, também gasta muito”.

__________________________________________________________________________

CABO FREE COLHE 4 MIL ASSINATURAS EM APOIO A PROJETO CULTURAL



           Os voluntários do Núcleo Jovem do Grupo Cabo Free recolheram mais de quatro mil assinaturas em apoio ao projeto de criação do Centro de Cidadania e Cultura LGBT. “Através desta iniciativa pretendemos fortalecer, ainda mais, a cultura gay na cidade”, comentou Claudio, lembrando que no projeto estão previstos cursos de formação profissional de DJ, Drag, teatro, música e dança.


         Além da Parada do orgulho LGBT, o VIII Cabo Free também reservou espaço para homenagear pessoas que, de alguma forma, contribuem com o movimento na luta contra a homofobia. A solenidade de entrega do III Prêmio Cabo Frio aconteceu na última sexta-feira, no Teatro Municipal, e reuniu cerca de 300 pessoas, que participaram de uma noite de alegria, com performances, dança, teatro e música.


         Receberam a homenagem Pelo Respeito à Diversidade, a vice-prefeita de Cabo Frio, Delma Jardim; o coordenador da Morada do Samba, Carlos Ernesto (o Carlão); as diretorias dos colégios Santa Rosa e Rui Barbosa; a presidente da recém criada Associação de Pais e Amigos de LGBT (APARIF), Fátima Silveira; o diretor do Teatro Municipal, Anderson Macleyves; a diretora do Studio Fenix Comunicação e Eventos, jornalista Cristiane Zotich e o radialista Amaury Valério, entre outros.





Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More